top of page
História

HISTÓRIA DA ACJP

A ideia de uma associação de proprietários e moradores já existia desde os primeiros anos do loteamento, e, naquela época, os encontros exigiam grande esforço e muita esperança. Em novembro de 1986, houve a primeira tentativa de criação de uma associação com assembleia e eleição de uma chapa de 5 representantes. Apesar dessa tentativa inicial não ter ido adiante, essa luta inicial continuou, com contribuintes informais, e teve várias conquistas importantes, como o encerramento de atividades de exploração de minério de ferro no Morro do Pires; a instalação de um telefone público comunitário via satélite; a manutenção razoável das ruas - o maior problema da época - e a realização das festas juninas que se tornaram tradicionais.

Quer ver a primeira ata de uma reunião de moradores em 1986? Veja aqui!

 

Correios e entrega de encomendas não existiam, os moradores buscavam suas correspondências no Posto Jambreiro, na MG030.

Mesmo sem uma sede e sem apoio da prefeitura, que não se responsabilizava pelo JP, os primeiros moradores lutaram pela defesa do bairro, mas ainda havia muito a ser feito.

 

UM SONHO EM COMUM  A Associação Comunitária Jardins de Petrópolis só se tornou oficial em 12 de maio de 1995, e, até hoje, conta com o trabalho voluntário do Conselho Gestor, Conselho Fiscal e de vários outros moradores.

A sede foi se tornando realidade com as contribuições informais dos poucos associados e o projeto arquitetônico doado pelo morador e arquiteto Roberto Lott, em 1996. A construção durou cerca de 10 anos, tendo ao seu lado a Praça dos Guapuruvus, que contou com os moradores para realização e execução do projeto.

CONQUISTAS  A rede de cabos de telefonia fixa para todos foi uma conquista comemorada.

 

As portarias foram construídas em 2002, juntamente com as cancelas, de forma modesta. Em 2006, elas foram reformadas e passaram a funcionar 24h por dia. Esse controle de acesso foi e continua sendo de extrema importância, evitando a caça de animais silvestres, o corte irresponsável ou ilegal de madeira, a saída de lenha, os assaltos, a presença de arruaceiros que aproveitavam o sossego do bairro para usar drogas e cometer outros delitos, a invasão, a circulação de veículos off road, a perfuração ilegal de poços artesianos e ainda possibilitou a entrega de correspondências pelos Correios. Atualmente, o Jardins de Petrópolis é um loteamento horizontal de acesso controlado (Lei Federal 13.465/2017 e Lei Municipal 43/2019).

Em 2005, o Jardins de Petrópolis não possuía pavimentação em suas ruas e a Associação iniciou estudos para implantar a pavimentação com recursos próprios. O calçamento começou em 2010, e, até hoje, sua grande maioria foi financiada, total ou parcialmente, pela Associação, através do seu Fundo de Reserva, que, posteriormente, se transformou em Fundo de Obras.

Toda a infraestrutura para a coleta de resíduos foi realizada pela Associação (o ano da primeira instalação é incerto, mas ocorreu por volta do ano 2000). Hoje, essa infraestrutura conta com 4 pontos de coleta de recicláveis e 7 pontos de coleta de lixo comum, e toda limpeza e manutenção dos coletores também é de responsabilidade da Associação.

​Em 2018, a Prefeitura reconheceu, a pedido da ACJP, a Praça Jasmins. O projeto - realizado de forma voluntária pelo morador e arquiteto Eduardo Castanheira e executado pela Associação - foi finalizado em 2019.

PESQUISAS NA COMUNIDADE  O Jardins de Petrópolis contou com a colaboração voluntária e a coordenação de duas importantes pesquisas para levantar e analisar o perfil da comunidade. Os dados levantados mostraram, entre muitas outras informações, quantos somos, quem somos e o que queremos.

 

Em 2014, Silvéria Ferreira foi a responsável pela coordenação da primeira pesquisa que tinha o objetivo de detectar os problemas do bairro e anseios dos moradores - veja aqui.

Logo depois, em 2017, foi realizada outra pesquisa, que buscou analisar o perfil, as aspirações e os desejos da comunidade, ouvir opiniões, além das necessidades de revisão do estatuto. Essa pesquisa foi praticamente um Censo do Jardins de Petrópolis, visto que foram entrevistadas 156 pessoas. A grande maioria afirmou a preservação ambiental como crucial para nossa comunidade. A pesquisa foi idealizada e coordenada por Tyr Peret. O levantamento de dados foi realizado de forma voluntária por uma renomada empresa de pesquisa de mercado – Expert Research – que gentilmente cedeu sua plataforma garantindo a fidedignidade dos dados – faça o download da pesquisa aqui.

 

RECONHECIMENTO  ​​Ao longo dos anos, foram muitas as benfeitorias criadas pelos vários grupos de gestores, mas talvez a melhor delas tenha sido o fortalecimento da identidade e da comunidade do JP.

A história da ACJP é uma história de perseverança e doação, de trabalho voluntário e amor pelo território, pelo meio ambiente e por todos.

Veja aqui os Informativos da Associação Comunitária Jardins de Petrópolis, desde o Mico Estrela de 1995 até o Jardins Informa de 2009.

pássaro

ESTATUTO

O estatuto é o documento que traz o conjunto de normas de conduta da Associação, como sua denominação, composição, suas finalidades, seus direitos, deveres, suas despesas, assembleias, sua administração, etc.

Estatuto

COLABORADORES

Uma equipe é a união de pessoas singulares por uma causa comum, cada uma trazendo um pouco da sua bagagem, dos seus conhecimentos e das suas habilidades. Tudo isso acontece graças aos colaboradores.

Colaboradores

CONSELHO GESTOR

O Conselho Gestor é formado por moradores do Jardins de Petrópolis que trabalham de forma voluntária pela Associação. Normalmente, formado por 9 pessoas, sendo 1 presidente, 1 vice-presidente e 7 conselheiros.

Conselho gestor
Fiscal

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal é formado por 3 moradores do Jardins de Petrópolis que trabalham de forma voluntária pela Associação.

Atas

ATAS

Consulte as Atas das Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) e Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) a partir de 2018.

Todas as demais atas das AGOs e AGEs encontram-se disponíveis para consulta dos associados na sede da ACJP.

pena 3

BALANCETES

Por obrigação definida no Estatuto da Associação Comunitária Jardins de Petrópolis (ACJP), todo o mês de março é realizada uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) com duas finalidades: a primeira é a prestação de contas da gestão que está se encerrando e a segunda é a eleição do novo Conselho Gestor.

Todas as prestações de conta anuais da ACJP, até a AGO de março 2021 foram apresentadas pelo Conselho Gestor e aprovadas pelos associados presentes.

A partir de agosto de 2021, por recomendação do Conselho Fiscal da gestão 2020/2021, a ACJP passou a trabalhar com uma empresa especializada, a Papyrus Contabilidade. Essa empresa foi escolhida pelo Conselho Gestor por meio de um processo seletivo que incluiu entrevistas, comprovação da capacidade técnica, tempo de atuação, custos, estrutura e reputação no mercado.

Os balancetes dos últimos 12 meses encontram-se na secretaria da Associação, à disposição de todos os associados, que também os recebem por e-mail por volta do dia 20 de cada mês.

Os balancetes mensais completos, com toda movimentação financeira e seus comprovantes, estão disponíveis aos associados na sede da Associação.

Passarim3.png
Balancetes
bottom of page