COLETA DE RECICLÁVEIS
Em toda a nossa história, nunca conseguimos da Prefeitura a instalação ou manutenção de lixeiras no bairro, e cada conquista foi fruto de esforço de muitos, além do investimento expressivo da nossa Associação.
JP RECICLA é um projeto da ACJP e de colaboradores voluntários do bairro com apoio da empresa ambiental Ciclo Vital, em parceria com a ASCAP – Associação de Catadores de Nova Lima. Em vários momentos da história do bairro, a reciclagem foi tema de discussão, mas, desde 2020, ganhou força e efetividade com o surgimento, crescimento e a atuação mais presente da ASCAP na região.
NOSSO OBJETIVO é informar e estimular a reciclagem como uma prática necessária, que pode efetivamente diminuir a exploração excessiva de recursos naturais e o grande acúmulo de resíduos em aterros sanitários.
A Associação fez a recuperação e a compra de coletores para resíduos recicláveis e disponibiliza coletores específicos para cada tipo de coleta que tem sido implementada no bairro. Além disso, seus funcionários executam a manutenção e limpeza constantes da área ao redor e no interior dos coletores. O contato direto com o pessoal da ASCAP e o acompanhamento dessa coleta também são muito importantes para mantermos esse serviço.
O resultado dos dados, denominado Residuômetro, é divulgado para a comunidade pelo JP Recicla e serve também para mostrar o que precisamos fazer e onde podemos melhorar. Fazemos pesquisas, campanha ambiental informativa, projetos para sinalizações, placas, etc.
PORQUE É IMPORTANTE Muitas famílias têm renda com a venda de recicláveis. A Ascap é uma cooperativa de catadores que vivem desse trabalho.
Transformar o que já foi usado é deixar de tirar materiais da natureza,
evita poluição e muito gasto de energia.
Não tem sentido mandar para o aterro sanitário tanta coisa reciclável, é um grande desperdício!
COMO FAZER É só separar em casa:
Um lugar para todos os recicláveis.
Uma lixeira média, com tampa, para o lixo sujo comum.
Uma vasilha com tampa, para os orgânicos.
Chamamos aqui de recicláveis os nossos resíduos que podem ser vendidos para as fábricas que fazem a reciclagem. Os catadores só podem levar o que está limpo, para não contaminar o local de trabalho. E não podem levar o que não vendem, pois não há espaço.
Na Rua Morro do Pires, temos 4 grandes coletores de recicláveis: na Portaria 1, na esquina de Quaresmeiras, na Porteira D’água e na Portaria 2.
Na Portaria 1 temos também 5 recipientes para rejeitos especiais:
ESPONJAS
ÓLEO DE COZINHA
TAMPINHAS
MEDICAMENTOS E SUAS EMBALAGENS
PILHAS E BATERIAS
Para o descarte de eletrônicos e eletrodomésticos, basta ligar para a Associação, informar o tipo de equipamento, a quantidade e o endereço para a coleta. Assim que houver pedidos suficientes, a ASCAP será comunicada e buscará todo o material de porta em porta.
Material de construção, resíduos de obras em pequenas quantidades, coloque na caçamba, se couber, quando estiver na Portaria 1 ou na Portaria 2.
O JP Recicla criou vários posts informativos para divulgação nos grupos de WhatsApp informais do JP, com dados sobre resíduos e reciclagem em geral.
Quer ver nossas Pílulas Informativas? Veja aqui
Conheça e assista aqui vídeos interessantes sobre esse tema.
COLETA DE LIXO COMUM
A coleta é realizada pela Prefeitura de Nova Lima, em rota pré-estabelecida, nos coletores específicos localizados no interior do bairro. É importante depositar os resíduos no horário mais próximo possível da coleta, evitando acúmulo de lixo, mantendo o local limpo e livre de animais domésticos e silvestres.
FOTO AMAURY PIMENTA
Todas as 11 lixeiras, para o lixo comum recolhido pela Prefeitura, possuem tampa para evitar o acesso de bichos. Quando cheias, não se deve depositar mais nada, para que permaneçam fechadas.
Também é importante ter atenção ao que é recolhido pela Prefeitura: lixo comum é só o que vai para o aterro sanitário, é o lixo sujo, que deve ser bem embalado.
As lixeiras situam-se nesses locais:
Junto aos 4 pontos de coleta de recicláveis estão as lixeiras verdes plásticas, na Rua Morro do Pires; além de 3 lixeiras aramadas menores, assim distribuídas:
- na Rua Jacarandás, quase esquina com Casuarinas
- na Rua Jequitibás, esquina com Manacás
- na Rua Palmeiras, esquina com Quaresmeiras
FOTO GUSTAVO NAHAS
SEGURANÇA
O Jardins de Petrópolis possui duas portarias monitoradas 24h por dia por meio de câmeras de segurança e porteiros. As portarias são devidamente regulamentadas de acordo com a Lei Federal 13.465/2017 e a Lei Municipal 43/2019, leia aqui.
Contamos também com uma ronda motorizada que circula pelas ruas dando apoio às portarias.
ADMINISTRATIVO ACJP
A ACJP conta com duas funcionárias administrativas responsáveis pelo controle de receitas e despesas. Além disso realizam o gerenciamento das tarefas de rotina essenciais, como emissão de documentos, atualização de cadastro e atendimento a fornecedores e associados.
FOTO CECÍLIA PEDERZOLI
CORREIOS
Correios e entrega de encomendas não existiam no Jardins de Petrópolis. Os moradores buscavam suas correspondências no Posto Jambreiro, na MG030.
Atualmente, as correspondências e encomendas são entregues nas portarias do JP, mas é necessário entender alguns pontos:
- Os porteiros, conforme Lei Federal 13.465/2017 e Lei Municipal 43/2019, não impedem, e nem podem impedir nenhum entregador ou mesmo os Correios de fazer a entrega de porta em porta. A opção de utilizar as portarias é das empresas de entrega.
- Os porteiros, por motivos óbvios, somente têm legitimidade de assinar/receber correspondências e encomendas dos moradores associados da ACJP que autorizam tal procedimento.
- Para os não associados, existe uma caixa postal instalada atrás da portaria 1 que é de total responsabilidade dos Correios.
ACJP EM CAMPO
FOTO GUSTAVO NAHAS
ACJP conta com apenas três funcionários de campo que realizam tarefas como:
- limpeza dos coletores de resíduos (comuns e recicláveis);
- limpeza das portarias;
- manutenção e limpeza da Praça Jasmins;
- manutenção e limpeza da sede;
- roçadas e liberação das vias quando a vegetação causa insegurança e dificuldade ao trânsito de veículos;
- manutenção do calçamento;
- pequenas obras civis.
A manutenção e limpeza da frente de cada lote é de responsabilidade dos proprietários.
CALÇAMENTO
O calçamento é realizado pela ACJP com o verba proveniente do Fundo de Obras pago pelos associados. A ordem atual para calçamento das ruas foi definida em assembleia no ano de 2016 e está disponível para consulta na sede da Associação.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A iluminação pública é de responsabilidade da Prefeitura de Nova Lima. Qualquer morador pode fazer a requisição de troca pelo telefone 0800 000 4054 ou pelo site https://novalimaip.cidadeiluminada.com.br .
GRUPOS DE WHATSAPP
A Associação possui seu grupo de WhatsApp, o ACJP Oficial. Este grupo tem como objetivo manter de forma organizada todos os comunicados pertinentes aos moradores, assim como ser mais um canal para convocar AGEs e AGOs. Para participar deste grupo basta entrar em contato com a administração da Associação.
Além do grupo ACJP OFICIAL, temos outros grupos de WhatsApp também formados por moradores do JP. Esses grupos não foram criados e nem são administrados pela ACJP, mas funcionam com trocas de informações e experiências valiosas.
Os mais conhecidos são o Jardins de Petrópolis e o Nossa Casa, mas existem outros focados em assuntos específicos, com grupos menores: Brigada de Incêndios, Atividades Infantis JP, etc.
INTERNET
Existem atualmente algumas empresas que fornecem serviços de internet dentro do JP: a Rap 10 (fibra óptica), a Hughesnet (satélite) e as empresas de celular Vivo, TIM, Claro e Oi.
PRESTADORES DE SERVIÇOS
A comunidade mantém atualizada, por meio de grupos de WhatsApp informais, uma lista com indicações de profissionais que prestam serviços no bairro. São dados passados pela comunidade sem a interferência da Associação. Portanto, a ACJP não criou nem se responsabiliza pelas indicações.