top of page
ONDE ESTAMOS
IMG_20220822_120834533_HDR_edited_edited.jpg
FOTO GUSTAVO NAHAS

ONDE ESTAMOS

Estamos no Município de Nova Lima, MG, em uma área com grande biodiversidade, várias nascentes e pequenos córregos de águas cristalinas, que faz divisa com o ilustre guardião Morro do Pires, Ribeirão Macacos, Córrego do Faria, Mata do Faria, área rural do Mendes e outras fazendas. Veja a situação geográfica do Jardins de Petrópolis.

Esse paraíso ecológico tem atraído muitas pessoas com perfil ambientalista. Hoje, o Jardins de Petrópolis agrega moradores cuja capacidade de organização e força de trabalho podem ser muito positivas para atuação como parceiros em programas do município. Buscamos o equilíbrio possível entre o crescimento de Nova Lima e a manutenção das áreas preservadas - imprescindíveis para a proteção dos nossos mananciais e do nosso corredor ecológico. Possuímos uma das maiores áreas preservadas de Grande BH.

 

Estamos localizados aos pés do Monumento Natural Morro do Pires, área de preservação de 110 ha, decretado Monumento Natural em 2013 - um dos ecossistemas mais importantes e significativos da região. Um verdadeiro manancial, que junto com a Serra do Gandarela abastece diversos córregos, contribuindo com a excelente qualidade de suas águas para a bacia do Rio das Velhas e São Francisco.

HISTÓRIA DO JP

HISTÓRIA DO JP

Borboleta2.png

Em 1976 começou a história do Jardins de Petrópolis, quando a Prefeitura de Nova Lima aprovou o loteamento de uma fazenda com uma extensão territorial de cerca de 650 hectares dividida em aproximadamente 840 lotes, cada um com área mínima de 5000m², com exceção de uma pequena área de lotes de 1.000m². Veja aqui a foto de uma propaganda de venda do loteamento.

Sua ocupação foi lenta. Em1990 ainda parecia uma região isolada e de difícil acesso. Não havia portaria, o lugar era ermo, as ruas não eram pavimentadas, eram malconservadas e intransitáveis em época de chuva.

O único meio de comunicação era o rádio e talvez por isso a comunidade via a necessidade de se encontrar, unir forças para tornar este paraíso um local protegido das ameaças constantes de caçadores, da derrubada de árvores e da falta de segurança.

Nesse contexto, a partir da década de 1980, surgiu o embrião do que hoje é a Associação Comunitária Jardins de Petrópolis.

MAPAS DO JP

MAPAS

O mapa original do loteamento, com o desenho dos lotes e curvas de nível, você vê aqui.

 

O mapa original do loteamento com a indicação dos nomes das ruas do JP, você vê aqui.

bottom of page